segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Chia : Um poderoso aliado na Dukan


A chia (Salvia hispanica L.) é uma planta herbácea da família das lamiáceas, originária do México e Colômbia, suas sementes já eram utilizadas como alimento pelos povos das civilizações da América Central há muitos séculos, sendo reconhecida como um excelente alimento. Ela contém diversos componentes benéficos a saúde, é nutricionalmente rica para o nosso organismo, sendo assim ela pode ser incluída na classe dos alimentos funcionais. A chia ficou conhecida mundialmente graças aos seus efeitos sob a dieta, pois a semente é capaz de favorecer o emagrecimento.


Um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso é devido à sensação de saciedade que a semente proporciona. Ela tem o poder de absorver mais de 12 vezes seu peso de água. A chia, assim como a linhaça, é uma semente mucilaginosa, ou seja, em contato com líquidos se transforma em gel (graças ao grande teor em fibras), o que diminui a velocidade em que o organismo assimila os açúcares (carboidratos).


Por conter uma alta quantidade de fibras e aumentar o tempo de liberação da glicose, a chia pode ser relacionada com a prevenção do diabetes tipo 2. As fibras tornam mais lenta a absorção dos açúcares pelo intestino, o que ajuda muito a manter a glicemia (açúcar no sangue) controlada. Ela também combate a constipação, isso devido a quantidade de fibras que fornece.


O consumo regular de chia é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão graças as suas grandes quantidades elevadas de ômega 3 (23% da chia é composta por ômega 3). Esse ácido graxo reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides. O ômega-3 também ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, uma vez que aumenta a fluidez sanguínea, evitando assim, o aumento da pressão arterial.


A chia também apresenta vitamina A, nutriente que age como antioxidante contra os radicais livres, auxilia na redução da acne e prevenção do ressecamento da pele. A semente também leva vitamina B2, importante para a pele, unhas e cabelos.


E os seus benefícios não terminam por aí, ela também é fonte de cálcio, potássio e aminoácidos essenciais, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry) e seis vezes mais cálcio que o leite.


Você a encontra em de três diferentes formas - in natura (grãos), óleo e farinha, normalmente encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais. A melhor maneira de consumi-la seria in natura (grãos), pois ela preserva as propriedades nutricionais mais intactas, auxiliando assim o seu emagrecimento.


Você pode misturar uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixar hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. A chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel ao mingau de aveia (depois de pronto), vitaminas de frutas, e no iogurte. O gel de chia pode ficar na geladeira por até três dias, sem perder os nutrientes.


Consumo na Dieta Dukan A semente de chia pode ser consumida em todas as fases da Dieta Dukan, na quantidade máxima de 1 colher de café ao dia. É recomendado seu consumo em casos de constipação, nesta mesma quantidade diária. Este alimento foi recentemente adicionado em todas as fases da dieta devido ao seu alto teor de ômega 3.

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Um comentário:

  1. Que legal!!!
    Já consumia a chia por saber que faz bem, mas não sabia sobre esses benefícios todos.

    Obrigado por compartilhar essas informações conosco.

    Mil Bjus!!!

    ResponderExcluir