segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O Índice Glicêmico dos alimentos pode auxiliar na perda de peso



Cada alimento ocasiona um aumento diferente das taxas de açúcar no sangue. Quanto mais altas forem essas taxas, maior será a produção de insulina no organismo. A capacidade que um alimento tem em aumentar as taxas de açúcar no sangue é chamada de índice glicêmico.


O índice glicêmico depende da velocidade com que o carboidrato é digerido e absorvido. Quanto maior o índice glicêmico de um alimento, maior a liberação de insulina, que é um dos hormônios responsáveis pelo acúmulo de gordura no nosso corpo.


O consumo excessivo dos alimentos de alto índice glicêmico, como pão e macarrão, podem ocasionar o aumento da gordura corporal, ao comprometer o funcionamento do pâncreas, que é responsável pela produção da insulina, fazendo com que produza mais insulina no organismo. Além do mais, os alimentos com alto índice glicêmico aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue em um curto espaço de tempo e também promovem pouca sensação de saciedade, conforme estudos realizados.


Já os alimentos com baixo índice glicêmico demoram um pouco mais para alterarem os níveis de açúcar do sangue. Além disto, o consumo frequente de alimentos de baixo índice glicêmico podem melhorar a ação da insulina, reduzindo o açúcar do sangue, e consequentemente, diminuindo os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares. Eles induzem a uma maior sensação de saciedade, demorando mais tempo para sentir fome.


Na Dieta Dukan o consumo dos alimentos de baixo indice glicemico estão presentes desde a fase de ataque, os iogurtes desnatados 0% de gordura, os leites desnatados e o farelo de aveia, que é o alimento-chave da dieta. A partir da fase de cruzeiro você encontra, principalmente, nos legumes os alimentos com menores índices glicêmicos. Portanto, uma dieta com redução do índice glicêmico é importante para a população geral e pode ser uma aliada na luta contra o ganho de peso.


Veja abaixo como avaliar o grau do índice glicêmico dos alimentos, utilizando a seguinte classificação:

• Alimentos de alto índice glicêmico (maior que 85)
• Alimentos de moderado índice glicêmico (entre 60 e 85)
• Alimentos de baixo índice glicêmico (menor que 60)



ALIMENTO IG FASE
Farelo de aveia 46 Ataque
Farelo de trigo 43 Ataque
Iogurte com adoçante 27 Ataque
Leite desnatado 46 Ataque
Refrigerante 59 Ataque
Peixe 38 Ataque
Bife (carne bovina) 45 Ataque
Soja 16 Cruzeiro (PL)
Beterraba 64 Cruzeiro (PL)
Abóbora 93 Cruzeiro (PL)
Abobrinha 20 Cruzeiro (PL)
Alface 20 Cruzeiro (PL)
Brócolis 20 Cruzeiro (PL)
Couve-flor 20 Cruzeiro (PL)
Espinafre 20 Cruzeiro (PL)
Abacaxi 94 Consolidação
Banana 83 Consolidação
Quinua 53 Consolidação
Arroz branco 81 Consolidação
Feijão cozido 69 Consolidação
Pão branco 101 Consolidação
Farinha integral 99 Consolidação
Batata frita 107 Consolidação

Fonte: Adaptação FAO/WHO, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário