segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sobre o Tolerado mais famoso: Cacau

O cacau é o principal ingrediente do chocolate, possui fitoquímicos que são componentes químicos naturais presentes nos vegetais, que apresentam propriedades preventivas de proteção contra doenças.
 



Os principais fitoquímicos presentes no cacau são os flavonóides e a teobromina; os flavonóides possuem efeito antioxidante que ajuda no combate aos radicais livres, podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a agregação plaquetária, o que pode evitar doenças como o AVC e o infarto agudo do miocárdio. Já a teobromina tem ação diurética e estimulante, podendo agir no sistema nervoso central, sistema respiratório e nos músculos cardíacos, melhorando a circulação sanguínea, essa substância é semelhante à cafeína porém com efeito mais suave, o chocolate é considereado um alimento afrodisíaco justamente pelos efeitos da teobromina, que estimula o sistema nervoso através do hipotálamo trazendo o sentimento de prazer.


Na dieta Dukan o cacau na versão em pó sem açúcar pode ser consumido a partir da fase de cruzeiro como um alimento tolerado, pode ser utilizado adicionando-o ao leite desnatado em substituição aos achocolatados e também pode ser utilizado em inúmeras receitas.


Hoje em dia no mercado existem muitas marcas que comercializam este produto, tal como as marcas Garoto® (comercializado como “cacau em pó sulúvel”), Mãe Terra® (cacau em pó sem adição de açúcar), Harald® (comercializado como “Harald Melken Cacau em Pó – 100%”) e Apti® (comercializado por “Cacau em pó Apti”), entre outras. Você pode escolher a marca de sua preferência mas deve observar na listagem de ingredientes, a composição do produto, deve estar descrito “cacau em pó sem açúcar”, o famoso “Chocolate em pó Dois Frades” da Nestlé por exemplo, não pode ser consumido na Dieta Dukan por conter açúcar em sua composição.

Fonte: Dieta Dukan Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário